quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ARRUME A DESPENSA



No dia anterior ao da compra do mês, limpe e organize sua despensa.
Esvazie uma prateleira de cada vez e coloque os suprimentos em caixas ou em um balcão que fique próximo à despensa, enquanto limpa as prateleiras.
Limpe uma por uma, seque tudo com um pano limpo e seco e guarde os produtos de volta, passando um pano úmido por fora de suas embalagens.
Aproveite para verificar a data de validade do produto: jogue fora tudo que estiver vencido e se ele vai vencer, programa-se para utilizá-lo em alguma receita e, assim, não ter que jogar fora.



Agrupe os itens por categoria(uma prateleira para massas e grãos, outra para ketchup, molhos, extrato e outros produtos derivados do tomate e assim por diante)
Junte itens pequenos como caixas de gelatina e mistura instantânea para pudins em uma caixa ou vasilha plástica. Assim fica mais fácil encontrá-los.

Coloque tudo em seus devidos lugares, e aproveite para fazer a lista de compras.
Uma boa dica é ter uma lista na cozinha para anotar o dia que terminou determinado produto, com isso você acerta na quantidade da lista de compras mensal. No mês seguinte, você já não correrá o risco do produto acabar antes do previsto. Lembre-se que os produtos com uma validade maior podem ser estocados em maior quantidade.
Quando chegar com as compras, coloque os produtos novos atrás dos que já estavam na despensa e tinham sobrado do mês anterior. Assim, você estará sempre usando os produtos que estão em sua casa há mais tempo.

Os produtos que você utiliza com maior freqüência devem ser colocados numa prateleira que fique ao nível dos olhos.
Nas prateleiras mais baixas, guarde materiais de papel – guardanapos, toalhas e pratos descartáveis – e os produtos mais pesados como garrafas de refrigerante.
Etiquete as prateleiras identificando o que está guardado em cada uma delas.
Guarde produtos de limpeza longe da comida.


Quer saber como montar uma despensa eficiente? Veja aqui.


2 comentários:

FLAVIA CRISTINA C. disse...

OLÁ AMORECO, ADOREI ESSA PRIMEIRA DESPENSA, SABE QUE EU NÃO TENHO UMA DESPENSA ASSIM ARRUMADINHA, TENHO SÓ ARMÁRIOS DESSES DE AÇO , MAS É BEM ARRUMADINHO SÓ VOU PASSAR UM PANO ÚMIDO PARA TIRAR AS POERINHAS, POIS NÃO COMPRO COISAS PRA ACUMULAR, SÓ O QUE VOU USAR, SE NÃO VENCE OS PRODUTOS E TEM QUE IR PRO LIXO.GOSTO DE FAZER COMPRAS A CADA 15 DIAS. BEIJOCAS E ÓTIMA TARDE

Móveis Planejados no Rio disse...

Excelente, agora só colocar em prática!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...