segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ORGANIZANDO A ÁREA DE SERVIÇO


Achei essas dicas no site do Magazine Luiza. São boas para quem está planejando a reforma da área de serviço.

01. Em primeiro lugar, se possível, isole o ambiente. Sabemos que é quase impossível esta recomendação, mas se você tiver a oportunidade, faça isso. Vai ajudar muito na hora de pegar suas roupas e não encontrar nelas o cheirinho do almoço do dia anterior. Isole a lavanderia, mesmo que seja com pequena divisória somente.

02. A escolha do piso mais adequado para o ambiente também é importante. Opte por aqueles resistentes à água e deixe uma base de alvenaria de, mais ou menos, dez centímetros para os armários que estiverem próximos ao chão. Esta medida é para evitar que eles se estraguem em contato com a umidade.

03. O sistema de ventilação também merece atenção. É bom que a sua área de serviço seja um espaço ventilado para que a secagem de roupas seja eficiente. Uma boa janela é importante nestes ambientes para garantir não somente a ventilação, mas a entrada de luz natural também.

04. Se possível planeje uma janela que tenha seu tamanho equivalente a, pelo menos, um quinto do total da área de serviço. E não deixe de instalar os varais próximos a esta janela. Mas não permita que as roupas, quando penduradas, bloqueiem a ventilação que a janela proporciona ao ambiente.

05. Uma área de serviço iluminada também é imprescindível. As lâmpadas frias, fluorescentes, iluminam melhor e não esquentam a área. As lâmpadas também são importantes para que o tanque, a máquina de lavar, a secadora e a tábua de passar roupas tenham a iluminação necessária para os afazeres.

06. O número de tomadas também conta na área de serviço. De preferência, tenha um interruptor para cada eletrodoméstico. Cuide para não sobrecarregar a parte elétrica da casa ao utilizar somente uma entrada ou adaptadores de tomada para mais de uma máquina.

07. O ideal é já pensar na disposição dos aparelhos antes de começar a construção. Peça a um profissional para desenhar o espaço.

08. E, caso a sua lavanderia já seja um espaço com tomadas insuficientes e/ ou mal distribuídas, não hesite em chamar um eletricista e evitar dores de cabeça no futuro. Chame um eletricista.

09. As áreas de passagem devem estar sempre livres para o trânsito. Não deixe rodos, vassouras e outros materiais no meio do caminho. Providencie ganchos para pendurá-los e, assim, não ocupar espaço desnecessariamente.

10. Utilize os armários da sua área de cozinha para guardar os cestos de roupas, o material de limpeza, os baldes e bacias. Coloque os produtos de limpeza pertinentes a cada tipo de ambiente juntos. Isso facilita na hora da faxina.

11. Se possível, reserve também um espaço para os sapatos a serem limpos.

12. Os armários, os tanques e as máquinas devem ficar encostados na parede para que não atrapalhem a movimentação no ambiente.

13. Opte por tábuas de passar roupas que sejam dobráveis e guarde-as no armário quando não estão sendo utilizadas para que não fiquem atrapalhando o espaço e a passagem.

14. Os varais suspensos, além de mais eficazes, também economizam espaço no ambiente e garantem que as roupas sequem de maneira mais rápida e sem ficarem sujas novamente, como pode acontecer com varais de chão.

15. Na hora de organizar as roupas que estão para serem lavadas, separe dois cestos para armazená-las. Organize de maneira a classificá-las como as que podem ser lavadas juntas e as que pedem lavagem especial ou delicada.

16. Dedique um terceiro cesto de roupas para guardar as peças que já estão limpas e secas, mas que ainda não foram passadas.

17. Próximo à tábua de passar roupas, instale um cabideiro para pendurar as peças que já foram passadas, assim não corre o risco de ficarem amarrotadas novamente e depois possam ir direto para os armários!


Um comentário:

Anônimo disse...

Achei legal esssa matéria, mesmo já tendo minha aréa de serviço.

Abraços.

Vânia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...