sexta-feira, 12 de novembro de 2010

VAI TROCAR DE GELADEIRA?


Então dá uma olhada nessas dicas do Magazine Luiza. Eu achei tão interessante que resolvi compartilhar com vocês.


Entenda a capacidade do refrigerador e escolha o mais adequado


Escolher a capacidade correta do refrigerador e a divisão adequada dos compartimentos facilita o manuseio, a organização e o melhor armazenamento dos alimentos, garantindo a qualidade e segurança das refeições na sua casa.

Para entender qual é o modelo mais indicado para a sua família e a sua rotina é preciso avaliar alguns pontos. Para simplificar este processo, separei algumas dicas. Tome nota:

Dicas
A maioria dos aparelhos já vem com congelador em cima e refrigerador embaixo. Alguns modelos mais modernos fazem o contrário: deixam o congelador embaixo para que o acesso ao alimento seja facilitado.

Os modelos mais comuns no mercado são os seguintes:


Refrigerador de duas portas (duplex): possui compartimentos independentes;
Refrigerador com uma porta: normalmente possui menos espaço interno, ideal para famílias pequenas;
Frigobar: prático e compacto, que economiza espaço e é ideal para estocar petiscos e bebidas em ambientes mais distantes da cozinha.
Side by Side: conhecido por seu formato característico de uma porta ao lado da outra, daí o nome "lado a lado", tradução literal de side by side, estes modelos são excelentes em termos de espaço e funcionalidades.


Armazenagem

O armazenamento de alimentos em refrigeradores se dá de duas maneiras. A primeira é o congelamento, quando os alimentos são armazenados à temperatura de -18ºC ou menos.

Já a refrigeração, armazena alimentos à temperatura de 0º C a 10ºC, de acordo com o tipo de produto:


• Carnes em geral, é recomendada temperatura de até 4º C
• Pescados, até 2º C ou permanecer congelados
• Sobremesas prontas, até 6º C
• Hortifrutigranjeiros (legumes, verduras, frutas e ovos), até 10º C
• Frios e laticínios, até 8º C
• Mamadeiras prontas até 4º C


Para manter um refrigerador bem organizado, com máxima performance de armazenamento, é interessante seguir algumas recomendações:


• Nas prateleiras superiores, dê preferência aos alimentos prontos para consumo
• Já nas do meio, procure deixar os semi-prontos ou pré-preparados
• Nas prateleiras inferiores, vão bem alimentos crus, como por exemplo peças de carnes e verduras não higienizadas, separadas entre si e de outros produtos


Capacidade

A capacidade total do refrigerador é dada pelas dimensões físicas do aparelho, levando-se em conta os dois compartimentos. Por exemplo:


• Se o anúncio diz que a capacidade total do compartimento refrigerador é de 205 litros e a do freezer, 50, isso quer dizer que a capacidade total do aparelho é de 255 litros.


Porém, a capacidade de armazenamento real é sempre um pouco menor do que a total. É preciso levar em conta que o espaço interno dos refrigeradores contém prateleiras, gavetas e diversos compartimentos.

Os mesmos ocupam espaço e podem, com a formação de gelo, ter as dimensões diminuídas, ainda que muito pouco.

Usando como exemplo o mesmo aparelho citado acima, é possível informar que:


• Sua capacidade de armazenamento é de 201 litros no refrigerador e 50 litros no freezer, somando 251 litros. Ou seja, há perda de 4 litros em comparação ao anunciado com capacidade total.



Ao entender as diferenças entre a capacidade dos refrigeradores, é possível acertar na escolha de um refrigerador que atenda às necessidades da sua casa.

Para economizar no consumo de energia elétrica, dê preferência aqueles que possuem selos e certificados de eficiência energética, especialmente os de eficiência "A". Assim, além da economizar financeiramente você também ajuda a preservar o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...