sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DIVIDINDO A CAMA COM OS ÁCAROS




Não tem jeito. É, praticamente, impossivel eliminar todos os ácaros de nossa casa, mas com algumas medidas podemos diminuir o número desses "bichinhos" .

O colchão, onde as pessoas passam a maior parte do tempo no ambiente doméstico, é o local onde existe a maior concentração de ácaros em uma casa. A constatação faz parte de duas teses, uma de mestrado e outra de doutorado, defendidas recentemente na Unicamp. Os trabalhos concluíram, ainda, ser impossível livrar as residências desses animais microscópicos, que são responsáveis pelo surgimento ou agravamento de alergias respiratórias no homem.
Segundo os pesquisadores,a bióloga Raquel Binotti e o médico Celso Henrique de Oliveira, apesar disso, é recomendável a adoção de práticas higiênicas capazes de reduzir a população desses parentes do carrapato, minimizando assim os problemas de saúde que eles podem causar.
Os pesquisadores colheram amostras de poeira de 58 domicílios de Campinas e ao analisarem o material, constataram a presença de ácaros em todas as residências. O colchão foi identificado como o "esconderijo" predileto dos acarídeos.
Em seguida, no ranking de preferência dos bichinhos, aparecem o sofá, o tapete, a despensa e a cortina.
O médico Celso Henrique Oliveira destaca que cerca de 80% das alergias respiratórias estão relacionadas com esses acarídeos. Os ácaros adoram poeira, umidade e ambientes pouco iluminados. Eles se alimentam normalmente de fungos e das escamas da pele humana. Uma pessoa adulta libera algo como cinco gramas de escamas por semana, um banquete e tanto para os bichinhos. Nas amostras de poeira analisadas, os pesquisadores identificaram 18 tipos diferentes de ácaros.
A diminuição do número de ácaros no interior da casa, é um fator decisivo no tratamento do doente alérgico ao pó da casa. O combate a estes animais deverá incidir primáriamente no quarto de dormir e depois, tanto quanto possível, estender-se ao resto da casa.
A saída, conforme os pesquisadores, é tentar controlar a população desses bichinhos, fazendo com que ela fique abaixo da concentração capaz de causar alergia ou mesmo crise.
Algumas medidas trazem bons resultados.

-Virar o colchão a cada 15 dias e envolvê-lo com uma capa emborrachada internamente, fechada por zíper.
- Não usar tapetes e cortinas. No lugar das cortinas é preferível optar por persianas plásticas.
-Manter a casa sempre arejada e iluminada é indispensável para combater os ácaros.
-Manter os alimentos bem fechados nas despensas e evitar fazer refeições na cama ou no sofá"

Fonte: UNICAMP

Quer mais dicas? Aqui

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...