sábado, 2 de abril de 2011

COM QUE ROUPA EU VOU?


Quem não já ficou em dúvidas sobre o que vestir, ao receber um convite que pede traje passeio ou passeio completo? Achei este texto bem esclarecedor e resolvi compartilhar com vocês.

Convites e seus trajes
por Claudia Matarazzo


Independente da festa, é preciso saber interpretar corretamente os dizeres de um convite, para evitar constrangimentos. É o tipo da coisa que pode proporcionar uma dose extra de segurança e traquejo em momentos em que isto, é sim, bastante importante.
· Traje Esporte - para os homens significa sem gravata. É claro que vai depender do caso a opção de caprichar, dispensando a gravata mas não o blazer e camisa. Evidentemente em um evento onde tenha sido especificado por escrito " traje esporte", é preciso levar em conta que é esportivo sim, mas não a ponto de se usar o bom e velho tênis e uma calça jeans desbotada. Assim, um dock sider, ou mocassim pode cair melhor.
· Para as mulheres: tecidos mais rústicos, sapatos baixos (ou não), saia e blusa, calças compridas liberadas… Ou até mesmo um pretinho mais caprichado com uma bijuteria descolada. Use o bom senso.

· Traje Passeio - é o antigo tenue de ville. O traje passeio é normalmente indicado para reuniões a luz do dia, e mais informais. Traje passeio é o que no Brasil, erradamente, algumas pessoas insistem em chamar de "esporte fino". Isto não existe. Pra que inventar? Não existe "esporte grosso"...
· Na prática significa, para os homens, um blazer com calça social, camisas em cores muito claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas enfim: é a gravata em sua versão informal.
· Para as mulheres: pantalonas, vestidos ou tailleur, sapatos de salto de médio para alto, bolsas médias (nada de sacolas ou mochilas) e um visual mais bem cuidado.

· Passeio Completo - para os homens significa terno. Escuro e mais formal. De preferência marinho bem escuro ou grafite (não preto, que pode pesar em nosso clima tropical). Com camisa social branca ou azul muito claro e gravata de estampas mais discretas.
· As mulheres ainda não devem botar pra quebrar: tecidos mais nobres, como crepes, sedas, veludo e brocados mas com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com parcimônia e dependendo da ocasião

· À Rigor (ou Black Tie) - Para os homens não tem erro: é o smoking e, como diz o nome, com gravata borboleta preta. Sem tentações de variar usando faixa e gravata em cetim violeta, azul ou prata…
· Para mulheres, ao contrário do que se pensa, black tie, não as obriga a sair em busca de um vestido longo. Podem até usar, mas não é obrigatório. Aqui, os modelos são mais trabalhados, usa-se mais brilho, transparências, decotes e fendas mais pronunciados. Pantalonas largas, em tecidos mais nobres são corretíssimas nestas ocasiões. · Em tempo: se no convite estiver escrito "habillée", leia black tie.

· Gala - Para os homens, casaca (paletó preto com cauda bi partida, gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas). Para as mulheres vestidos longos, abaixo do tornozelo e nada de conjuntos de saia e blusa, por mais elaborado que seja o tecido.


Fonte: Claudia Matarazzo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...