terça-feira, 28 de julho de 2009

GUARDA-ROUPA EM ORDEM




Eu não sou uma pessoa das mais organizadas, por isso estou sempre procurando dicas que possam me auxiliar na tarefa de colocar cada coisa no seu lugar.
Tenho dois livros ótimos, que sempre consulto, Acabe com a bagunça, de Cynthia Townley Ewer, e Dicas & Sugestoes de Organizaçao, de Cassandra Kent. Prometo que vou fotografá-los e postar aqui.

Hoje, eu estava dando uma olhada no meu guarda-roupa, que não é nenhum caos, mas está longe de ser uma maravilha como os que aparecem em revistas decoração. Com certeza, necessita de uma repaginada urgente. Preciso organizar meus acessórios, que estão em caixas, mas nao estão devidamente organizados,produtos de beleza e dar uma geral nas toalhas de banho e rosto. Entao,fui atrás de dicas na net e encontrei estas.

Dicas para organizar seu guarda-roupas
Peças desnecessárias ocupam espaço e gastam tempo na escolha da roupa, gerando uma eterna sensação de não ter o que vestir.
Como arrumar o guarda-roupa e achar o que vestir
Um armário entulhado é certeza de nunca ter o que vestir. Peças amassadas ou escondidas perdem a chance de uso. A primeira regra para facilitar (e acertar) a escolha da roupa de todo dia é a organização.
1 - Limpe os roupeiros e tire roupas que entulham, liberando espaço para o que realmente funciona. Decida,sem sentimentalismos, o que pode ser guardado e o que deve ser eliminado. Se for impossível se desfazer de alguma peça, mesmo que ela não seja útil, acondicione-a em um espaço menos acessível do armário.
2 - Ao comprar uma peça nova, desfaça-se da similar gasta. O que não vestiu nos últimos dois anos também pode ser eliminado.
3 - Roupas fora de estação devem ser guardadas em malas ou sacos plásticos no vácuo.
4 - Elimine os modismos que passaram com a estação e privilegie no armário o posicionamento dos clássicos ou das peças preferidas.
Cada coisa no seu lugar
Vestidos
Pendure-os nos locais mais altos do armário em cabides arredondados nos ombros. Em espaços pequenos, pendure-os pela cintura, dobrando-os ao meio. Vestidos menos usados em locais protegidos, envolvidos em pano ou capa de tecido.
Camisas, camisetas e blusas
Camisas de algodão ou malhas que amassam pouco podem ser dobradas e colocadas umas sobre as outras em lugar visível. Se o espaço é pequeno, dobre-as e enrole-as como um rocambole, empilhando-as em ordem de cores.
Camisas de tecidos delicados, acetinados ou que amassam com facilidade devem permanecer penduradas e abotoadas em cabides arredondados e com enchimentos nos ombros.
Saias
Tente agrupá-las por cor ou categoria ou embaixo de paletós ou jaquetas que formam conjuntos em cabides com ganchos.
Calças
Calças em tecidos devem ser penduradas pelo vinco, evitando amontoá-las.
Calças em jeans, moletons e leggings podem ser dobrados nas prateleiras ou pendurados em cabides comuns.
Casacos
Guarde-os abotoados e separe-os por cor.
Fonte: www.acessa.com




Disposição das roupas
O primeiro passo é separar as roupas por ocasião (social, esporte, ginástica), estação (inverno e verão), tamanho e cor.
Se possível, atribua gavetas específicas para roupas como camisetas manga longa, camisetas manga curta, blusas manga curta, blusas manga comprida, shorts, bermudas, pijamas, lingerie, praia e ginástica.
Para objetos como cintos, bijuterias, luvas, echarpes e adornos, é recomendável o uso de caixas organizadoras, que podem ser encontradas no mercado.
Acessórios para armários
Os cabides devem ser todos do mesmo tamanho e cor, preferencialmente, uma cor diferente para cada morador, facilitando a reposição e volta da lavanderia.
Caixas organizadoras de diversos tamanhos, da mesma cor e com etiquetas para facilitar a procura do objeto.
Caixas para sapatos que podem ser com visor ou sem visor com etiquetas.
Sacos plásticos tipo space bag, que reduzem o espaço ocupado em até 50% (excelente para guardar edredons, cobertores ou roupas fora da estação).
Cabides multiuso (é um cabide com um saco plástico e diversas divisões, para colocar calcinhas, meias, maiôs, etc.).
Dica: deixe sempre dois ou três cabides de reserva nos armários, para as roupas novas ou que vêm da lavanderia.
Como dobrar as roupas
Camisas sociais: devem ser penduradas com o primeiro botão fechado, para não amassar o colarinho.
Calças sem vinco (esportes): devem ser penduradas com o cavalo virado para o interior do armário.
Calcinhas, maiôs e cuecas: devem ser dobrados como envelope e arquivados, isto é, dispostos lado a lado, por ordem de cor, para facilitar a visualização das peças.
Camisetas, malhas e blusas de lã: pode usar um gabarito para dobrá-las, para que todas fiquem do mesmo tamanho. Também devem ser empilhadas por ordem de cor.
As roupas que forem penduradas devem seguir uma ordem de tamanho, tipo e cor.
Manchas de mofo ou bolor
As roupas não devem ser guardadas logo após o uso. Elas devem respirar, pois o corpo sua e, isso pode causar manchas de bolor no tecido.
Procure manter sempre um ou dois cabides vazios no armário, para pendurar as roupas que acabaram de ser usadas.
Se você tem problemas de umidade no armário, use saquinhos de sílica gel, ou alguns antimofos existentes no mercado.
Roupas brancas
Procure separar roupas brancas das roupas de cor.
Nunca coloque uma roupa branca próximo à madeira do armário, nem guarde uma roupa branca usada, por mais limpa que ela esteja, pois o suor do corpo, perfume ou desodorante pode amarelar a roupa.
No caso de roupa branca social, coloque uma capa para proteger a peça do pó.

Fonte: www.dipelmoveis.com.br







2 comentários:

Engenheira Dietética disse...

a poucos dias arrumei meu guarda roupa, estava um inferno. Pior: divido uma guarda roupas de solteiro com meu marido... não quero comprar um de casal pq prefiro comprar qnd me mudar, aí jah viu neh? bagunça total!

Anna disse...

Adorei, já anotei as dicas, vou tentar organizar.
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...