sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DICAS PARA ORGANIZAR AS FINANÇAS


Contadora dá dicas para organizar as finanças e fazer o salário render até o final do mês

Por Pollyanna Melo


Cartão de crédito, IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, contas de Natal, viagens de final de ano, água, luz, telefone, gás, condomínio, transporte e outros inúmeros gastos de início de ano são capazes de tirar o sono de muita gente. Simone Domingues, sócia e contadora da Trade Contabilidade, explica como o orçamento doméstico pode salvar muitas pessoas das dívidas. “O planejamento mensal é essencial para fugir de problemas financeiros futuros. Ele é a base para que não falte dinheiro para os gastos fixos”, detalha.

“A maneira mais prática para montar o planejamento é organizar uma planilha com o valor da renda total: seja ela vinda de salários, aluguéis a receber, aposentadorias, entre outros. Em seguida - desta soma, deve-se retirar 20% para uma reserva, que poderá ser guardada na poupança. O restante deverá ser direcionado primeiro para os gastos fixos, como aluguel e contas de consumo. Em seguida, pode-se pensar nas contas que contam juros quando pagas após o vencimento e por último as negociáveis ou com pagamento mínimo, como cartão de crédito. Com um bom planejamento, ao final da previsão do mês, haverá dinheiro para ser gasto com lazer e diversão, que deve no mínimo de 5% da renda”, garante Simone Domingues.

Uma boa dica para economizar é evitar as compras por impulso e controlar o uso do cartão de crédito, que pode ser utilizado, desde que de forma moderada e dentro do limite do salário e não do banco. A reserva na poupança, tanto dos 20%, quanto das economias, deverá ter “um rumo certo”: financiar um sonho da família ou pessoal. Seja um investimento na carreira profissional, um carro, um imóvel ou até mesmo uma viagem, todos eles dependem de como é realizado o planejamento para atingir esses objetivos. “As famílias que tem como costume se organizar financeiramente têm menores chances de problemas, pois estão prontas para imprevistos”, explica a contadora.

Dicas para ficar de “bem” com as finanças

- Priorize as contas que cobram juros altos
- Gaste menos do que ganha
- Renegocie e quite as suas dívidas
- Poupe 20% da renda total, por mês
- Priorize as despesas essenciais
- Corte gastos extras, prefira guardar a sobra em uma poupança
- Sempre que possível faça compras à vista
- Evite os gastos por impulso, pense sempre antes de comprar
- Administrar a vida financeira significa gastar dentro dos limites do que se ganha

FONTE:ADMINISTRADORES

COMO EU FAÇO

  • Aqui em casa temos uma planilha onde anotamos os todos os gastos, as vezes a gente esqueçe de anotar algum item, mas as principais despesas estão lá e, com isso temos uma noção de em quais itens estamos gastando mais e onde podemos dar uma enxugada.
  • Não uso o limite do cartão de crédito. Estabeleço o meu próprio limite, sempre muito abaixo do que a administradora do cartão me oferece.

Um comentário:

Andressa disse...

Ótima dica!! Dinheiro é um negócio complicado, eu pelo menos sempre me desespero no final do mês, mas graças a Deus acaba dando tudo certo. Gosto de organizar minhas contas com o G bolso http://www.gbolso.com.br/Default.aspx
é ótimo esse aplicativo.

Beijão!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...