sábado, 19 de setembro de 2009

PONDO ORDEM NA GAVETA DA BAGUNÇA




Em quase todas as casas existe uma gaveta da bagunça, onde saímos jogando tudo que ainda não tem um destino certo: a tesoura que estamos na mão quando o telefone toca, a papelada, que não queremos que as visitas vejam, e os chaveirinhos, canetas, rolhas de vinho e as mais diversas bugigangas.
Tudo vai parar nesta gaveta, que ,aos poucos, vai ficando tão cheia que é impossível guardar mais alguma coisa e nós nem sabemos mais o que tem ali.
Vamos dar um basta nisso?

Seguindo as orientações de Cynthia Townley Ewer, autora do livro Acabe com a Bagunça, vamos por ordem na gaveta da bagunça.

1. SEPARE: Pegue os utensílios: cronômetro*, caixas e sacos de lixo. Programe o cronometro para 15 minutos. Abra a gaveta e comece a separar os itens em pilhas de objetos similares até o cronometro tocar ou a gaveta ficar vazia.

2. JOGUE FORA: Jogue itens quebrados ou inúteis no saco de lixo. Coloque os itens que pertencem a outros lugares na caixa “Por no Lugar”e os que são para guarde na caixa “Guardar”. O que ainda pode ter uso vai para a caixa “Vender/Dar”.

3. ORGANIZE: Com a gaveta vazia, organize no espaço disponível os itens que restaram. Use divisórias para ter espaço adequado para pilhas, canetas, fitas adesivas etc. Arrume os itens pequenos em caixinhas, para que fiquem fáceis de achar.

4. PONHA NO LUGAR: Quando o cronômetro tocar, pare a sessão, guarde os itens que estão na caixa “Por no Lugar”, o cronômetro e as caixas para a próxima semana do ACABE. Jogue o lixo fora.

*CYNTHIA EWER EXPLICA O USO DO CRONÔMETRO

“Tanto acabar com a bagunça como produzi-la é um longo processo de pequenos passos. Muitas vezes o entusiasmo inicial em atacar o problema faz com que as pessoas exagerem e até decidam guardar ou jogar tudo fora numa só sessão. Resultado: gavetas bagunçadas, pilhas de itens que não servem para nada e a impressão de que a tarefa nunca vai acabar. O cronômetro mantém curtas as sessões do ACABE com a bagunça, fazendo com que não se perca o ímpeto de pôr ordem e evitando o cansaço. Você usa o cronômetro para começar e terminar cada sessão, para acabar a etapa “pôr no lugar”e consegue deixar a área arrumada e pronta para usar.”

4 comentários:

Priscila disse...

ADOREI SEU BLOG ESTOU TE SEGUINDO BJKS

Artelier Tecendo Sonhos disse...

Ai...como eu queria ter uma gaveta assim....!!
Vou tentar!! Beijocas
Andreza

Mia Knox disse...

adorei a dica Clô!! vou fazer isso na minha gaveta de bagunça o quanto antes!!! vai ser ótimo! beijos e bom domingo!

Mirelle disse...

Clô adorei seu blog e vou te seguir. Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...