terça-feira, 29 de setembro de 2009

LIMPEZA DE TAPETES



Um belo tapete ajuda a compor a decoração da casa e deixar o ambiente mais aconchegante, mas na hora da manutenção e limpeza sempre surgem dúvidas.
Vejam que legal esta matéria do site Casa e Jardim.

Tapete lindo é tapete limpo

Aprenda a limpar o seu tapete da maneira certa, preservando as fibras e as cores
Por Cristiane Senna


Isso já aconteceu com você?
Seu apartamento acabou de ser decorado. Para comemorar o fim das obras, resolve fazer uma reunião com os amigos. O papo está ótimo, todos estão entrosados. Até que você repara naquela imensa mancha escura e molhada no seu tapete novo. "Droga", pensa. "Eu bem que podia tê-lo tirado daí antes da festa." Mas, sem ele, o cômodo não seria o mesmo. Para fugir desse apuro, juntamos dicas de como limpar e conservar diversos tipos de tapete. Lembre-se de imprimir os tópicos antes da próxima rodada.

Limpe
Para a limpeza diária, use aspirador de pó ou uma escova macia. Escove no sentido natural do pelo, para não danificá-lo - exceto o carpete, que pode ser aspirado em todos os sentidos.
Caso caia algum líquido ou comida, enxugue com um pano branco e seco ou papel absorvente. Pressione a área afetada várias vezes e não faça movimentos circulares para que a sujeira não se espalhe. Em seguida, misture, em uma vasilha, água e detergente neutro bem diluído - uma colher de chá para cada litro de água. Borrife suavemente a solução com a ajuda de um spray e absorva com outro pano branco e seco ou toalha de papel. Em seguida, borrife água limpa e seque. Repita esse procedimento quantas vezes forem necessárias.

Lave-o com produtos apropriados para limpeza de tapetes e carpetes. Na ausência desses produtos, utilize sabão neutro.

Nunca use alvejante à base de cloro.
Pelo menos duas vezes ao ano, limpe o tapete e deixe-o em local seco e arejado por três ou quatro horas. Isso elimina ácaros e fungos. Para uma limpeza profunda, contrate uma empresa especializada.

Conserve
Não submeta o tapete à luz ou calor intensos, principalmente os coloridos. Isso evita o aparecimento de manchas.

Quando precisar guardá-lo, nunca o dobre. Deve-se enrolar o tapete com um produto antitraça.

Mude a posição do tapete pelo menos duas vezes por ano. Assim haverá um equilíbrio no desgaste.

Para que o seu tapete dure mais e permaneça limpo por mais tempo, impermeabilize-o.

Cuidados especiais
Couro: Tapetes de couro não devem ficar expostos ao sol e à claridade intensa.

Sisal: Os de fibras, como sisal, são excelentes para quem sofre com alergias, pois a poeira não penetra no material. Apesar de resistente, o material não resiste à umidade. Se algum líquido cair, remova o excesso, sem fazer pressão ou esfregar. Passe um pano úmido com água e detergente neutro e seque bem com o secador.

Carpete: Mensalmente, após a retirada da poeira com o aspirador de pó, passe um pano branco e limpo umedecido em benzina. Lembre-se de deixar o local bem arejado.

Tapetes de pele: Evite usar equipamentos de limpeza a vapor e não use o tapete em locais de muito movimento. Use o aspirador apenas no sentido do pelo.

Lembre-se: a melhor maneira de conservar e limpar o tapete é seguir as dicas do fabricante.
Leia Mais
Tapetes e cortinas são itens obrigatórios?

Quer saber mais? Bem Simples e Dicas de Mulher

2 comentários:

Drik@ Osorio disse...

OiTudo bem ? Adorei suas dicas , seu bolg é super interessante , Parabéns!

SOS Clean Lavagem a Seco disse...

Seu blog falando sobre a limpeza de Tapete interessante.
A SOS Clean Lavagem a Seco é uma empresa que trabalha com a Limpeza de Tapetes no Rio de Janeiro. A equipe de nossa empresa está habilitada e através de treinamentos constantes, em deixar seu tapete limpo de verdade. Vamos até a sua casa e faremos a avaliação sem compromisso para limpeza de tapete.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...