quinta-feira, 27 de agosto de 2009

RETIRANDO AS MANCHAS




Uma distração qualquer e pronto: sua roupa, a toalha de mesa ou o sofá ganham uma mancha. Calma!!! Com paciência e o produto certo elas desaparecem.
Manchas recentes são mais fáceis de serem retiradas, por isso procure limpar logo que ela apareça. Mas tenha calma, não lave a roupa antes de retirar a mancha e não use água quente, secador de cabelos ou ferro elétrico, pois, dependendo do tipo de mancha, o calor pode ajudar a fixá-la ainda mais.
Veja se há alguma recomendação na etiqueta da roupa e leia atentamente as recomendações nas embalagens de detergentes e removedores.
Antes de usar o removedor faça um teste num pedaço do tecido (que não seja visível quando em uso) para saber se não vai estragar o pano. Se o tecido desbotar, depois de usado o produto, ou tirada a mancha, é só lavar o ponto atingido com uma mistura de duas partes de água para uma de vinagre.
Coloque um pano grosso limpo e seco embaixo da área a ser limpa, para que não deixe passar líquidos para outras partes da peça.
Retire o máximo de material da mancha (raspando com espátula de plástico, pinça , papel absorvente) antes de começar a limpa-la.
Cuidado para não aprofundar a mancha, ou danificar o material manchado e trabalhe limpando sempre das bordas em direção ao centro. Assim não espalhará a mancha.
Caso fique algum círculo em volta da mancha já tratada, estenda peça deixando a parte da mancha esticada e aplique vapor de água fervendo(pode ser com o ferro a vapor ou um chaleira).
Após o uso de amoníaco ou de outro ácido para eliminar uma mancha é necessário lavar bem, logo em seguida, para retirar qualquer resíduo do produto.

Seguem mais dicas do site Lavanderia Padrão :

Manchas sólidas:

1. Com um faca cega ou uma espátula remova o excesso.
2. Passe uma escova bem macia para soltar o pó.
3. Retire o pó com um aspirador de pó.
4. Passe um pano limpo embebido em álcool ou em uma mistura de água e sabão neutro.
5. Quem usar a mistura de água e sabão neutro, deve removê-la completamente com um pouco de água e secar com um pano limpo e seco.
Manchas líquidas em geral:
1. Para mancha aquosa use uma solução fraca de amoníaco e água ou detergente e água. Remova-a completamente com um pano úmido e limpo e passe depois um pouco de água e seque com um pano limpo e seco.
2. Para manchas oleosas use detergente concentrado de cozinha. Espere alguns minutos. Com um pano retire o excesso. Passe um pouco de água e seque com um pano limpo e seco.

Conheça alguns produtos indicados para manchas específicas:

1. Acetona: para retirar manchas de esmalte (não pode ser usada em plásticos).
2. Água oxigenada: para retirar manchas de sangue. Use a de 20 volumes e para uma parte de água oxigenada, coloque nove partes de água para aplicar na mancha antes de lavá-la.
3. Álcool: para retirar manchas de tinta de caneta esferográfica e de grama.
4. Bórax: para retirar manchas ácidas como vinho, frutas e café.
5. Leite: para retirar manchas de vinho tinto em tecidos. Coloque a peça manchada em uma vasilha com leite. Ferva a peça no leite e deixe de molho até a mancha sumir.
6. Magnésia: para retirar manchas de gordura em tecidos de seda. Esfregue magnésia e exponha ao calor do fogo (cuidado para não queimar o tecido).
7. Talco: para retirar manchas provocadas por gordura. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escove. Na maioria dos casos a mancha sai. Se isto não ocorrer, coloque mais talco, um mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, espalhe sal fino.
8. Vaselina: para retirar manchas de batom. Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão. Se não estiver em uma área lavável: passe um pouco de vaselina, em limpe delicadamente com um algodão embebido em tetracloreto de carbono.
9. Vinagre branco: para remover manchas de suor e manchas causadas por xixi de animais de estimação, além de ajudar a combater os fortes odores. Para retirar as marcas de transpiração deixe a roupa de molho em água morna com vinagre branco.

Atenção:
1. Antes de tentar remover a mancha, faça um teste em uma área pouco visível para ver como o tecido reagirá: se ele não manchará, desbotará, etc.
2. Não deixe de remover completamente o produto de limpeza.
3. A rapidez é fundamental para o sucesso na retirada de manchas.

imagem: http://media.photobucket.com

Um comentário:

Anna disse...

Já guardei as dicas.
Obrigada e bom fim de semana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...