quinta-feira, 16 de julho de 2009

CUIDANDO DA SAÚDE: HIPERTENSÃO

Meu esposo é hipertenso e, apesar dos cuidados que tenho com a alimentação dele, diminuindo drasticamente a quantidade de sal, ele teve uma crise hipertensiva na semana passada, que muito nos assustou. O médico passou um monte de exames e enfatizou a importância da dieta livre de sal e dos exercícios.

Então percebi que, apesar de todos os cuidados que tinha em casa e dele exercitar-se 4 vezes por semana na academia ,ele estava abusavando aqui e ali com um salgadinho, um presunto e biscoitinho. Sem contar o estresse do trabalho.

Bom os problemas relativos ao trabalho eu não tenho como resolver, mas na alimentação, em casa, eu posso controlar. Imediatamente aboli todo a sal da comida, nem sal de ervas e sal light ele consome mais, agora é ricota, muita verdura, frutas e legumes, para dar um gostinho na comida muito tempero verde.

Segue informações sobre Hipertensão


DICAS PARA UMA VIDA MELHOR

Orientações para pacientes com Hipertensão Arterial

Hipertensão tem cura?

Não, a hipertensão não tem cura só tratamento. Assim, você deve entender que provavelmente será hipertenso por toda a sua vida, mas adotando um plano de vida mais saudável, seguindo as orientações do seu médico e se mantendo fiel aos medicamentos indicados, poderá manter a pressão arterial sob controle e levar uma vida produtiva e de qualidade.

É fundamental que você procure o seu médico para consultas regulares.


Entendendo o que é Hipertensão

A pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes das arterias. Quanto mais alta a pressão, maior é o desgaste produzido e, ao longo do tempo, alteraçxões estruturais e funcionais das paredes arterias irão ocorrer, levando ao estreitamento dos vasos, reduzindo gradual e progressivamente o fluxo de sangue nos órgãos.

A hipertensão arterial se origina por diversos fatores, mas basicamente se relaciona com predisposição genética e estilo de vida pouco saudável.


Como conviver com a Hipertensão

É muito importante que você siga as orientações do seu médico. Junto com ele você deverá organizar um programa para manter a sua pressão arterial sob controle.

Neste plano você deverá

  • Reduzir o peso através de uma dieta saudável;
  • Diminuir o consumo de sal na comida;
  • Caso consuma álcool fazê-lo moderadamente;
  • Abandonar o cigarro para prevenir maiores complicações;
  • Praticar atividades físicas, se possível, diariamente;
  • Conviver melhor com situações de estresse emocional;
  • Tornar os medicamentos receitados regularmente.

Cuidados com a Medicação

A medicação prescrita pelo médico pode garantir a manutenção de um nível adequado e estável da sua pressão arterial, proporcionando a redução do risco de problemas cardiovasculares e uma melhor qualidade de vida. Porém, é importante não esquecer.

  • Os medicamentos devem ser tomados diariamente, caso contrário não irão controlar a pressão;
  • Embora você não sinta os efeitos, os medicamentos estão atuando em seu benefício;
  • Pergunte ao seu médico qual é o melhor horário para tomar os medicamentos e estabeleça-o como hábito diário;
  • Não se esqueça que o uso regular dos medicamentos e a forma mais efetiva de previnir as graves complicações da hipertensão arterial.

Fonte: Dr Hermes Toros Xavier- Cardiologista CRM 56651

Presidente da Sociedade Latino-Americana de Arteriosclerose

2 comentários:

Engenheira Dietética disse...

Nossa, esse seu post veio a calhar pra mim, se vc ler meu posts de quarta pra cá vai ver q eu tb estou preocupada com isso.
Explico: tenho ovário policistico e tenho que tomar anticoncepcional. Isso causa risco de trombose e avc... então como não posso parar de tomar o remédio, tenho que me precaver de outras maneiras, controlando a pressão, para não virar uma combinação infernal de anticoncepcional+hipertensão. Adquiri o costume de olhar além das calorias, a qnt de sódio nos alimentos na tabelinha e só me permito chegar aos 2g por dia. 3g em dia de festa... assim além de ficar menos inchada eu cuido da minha saúde.
No começo é chato comer comida quase sem sal... mas como td na vida, acostuma! E nós mulheres temos uma capacidade incrível de nos adaptar, não acha?

beijos

Engenheira Dietética disse...

ah, tb vou me matricular numa academia, segunda-feira (esperando a grana chegar) para caminhar td dia... o sedentarismo é um veneno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...