terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

VAMOS POR ORDEM NA GELADEIRA



As coisas aqui estão meio devagar, pois estou , digamos, em ritmo de férias, mas num dos meus passeios pela net encontrei estas dicas no site da Revista Superinteressante  e não poderia deixar de compartilhar.

 


GAVETA SUPERIOR

Nunca lave a carne antes de guardá-la. E não confie nos seus olhos. Nem sempre alteração de cor indica contaminação: a carne na geladeira fica mais escura por falta de oxigênio. Por outro lado, um filé contaminado pela bactéria Escherichia coli tem aparência normal.






1ª PRATELEIRA

Não guarde o iogurte com a colher que você usou, ou as bactérias da sua boca farão a festa. Ovos não vão na porta, para evitar a variação térmica. Lave-os antes de guardar, pois pode haver micro-organismos (como a salmonela) na casca. Restos devem ser tampados só depois de frios.





2ª PRATELEIRA

Latas podem sofrer contaminação nos supermercados e oxidar, por isso, coloque os enlatados em potes. Molho de tomate é muito perecível e deve ser consumido de uma só vez ou congelado - não deixe restos na geladeira. Não guarde o leite por muito tempo, pois ele absorve o cheiro dos outros alimentos.




GAVETA

Lave as folhas em água corrente e descarte as estragadas. Os temperos costumam ficar escuros por causa do frio, por isso devem ser guardados em sacos de papel ou recipientes forrados com papel-toalha.


PORTA DA GELADEIRA

Lugar de vinagre é na geladeira. Em temperatura ambiente, ele pode sofrer contaminação de bactérias. Água vai num recipiente fechado e de vidro. Cervejas devem ser tomadas de uma só vez.
Fontes - Maristela do Nascimento, pesquisadora do do Instituto de Tecnologia dos Alimentos; Marta Cristina Teixeira Duarte, pesquisadora e coordenadora da Divisão de Microbiologia da Unicamp; e Roseli Rossi, nutricionista.

QUER SABER MAIS?  Vila Sabor

2 comentários:

Tecendo Sonhos disse...

Aff quanta organização!! A minha passa longe!!kkkk
Beijocas
Andreza

Andressa disse...

ótimas dicas!!!! arrumei minha geladeira hoje, tuda errada por sinal rrsrs
Obrigada pelo comentário no blog!
Bjo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...