segunda-feira, 5 de outubro de 2009

COZINHA SEMPRE LIMPA


Fiz um resumo de várias dicas de limpeza e organização de cozinha, que encontrei em livros, blogs e sites de organização. Espero que sejam úteis.

SEGUEM AS DICAS:

Procure manter a cozinha organizada livrando-se de aparelhos e utensílios que você não usa e de (você pode doá-los).
Distribua os utensílios de acordo com a freqüência de uso. Os que você usa diariamente devem estar sempre ao seu alcance, nas partes mais acessíveis das gavetas, prateleiras ou armários. Os que você menos usa podem ser colocado nas partes mais altas.
A cozinha deve ser limpa diariamente. Todos os utensílios devem ser lavados imediatamente após o uso. Tábuas de carne e verduras também devem ser lavadas logo após seu uso para que fiquem sempre prontas para ser usadas novamente.
Todos os dias o fogão e o forno (caso tenha sido utilizado) devem ser limpos. A mesa do fogão deve ser limpa para remoção de líquidos ou alimentos derramados durante o cozimento. Remova o excesso de gordura do forno com um pano úmido. Uma vez por mês faça a faxina com uma limpeza mais detalhada do que a do dia a dia (removendo grelhas e colocando-as de molho em água quente com um produto desengordurante limpando queimadores e, bocais).
Mantenha o chão da cozinha sempre limpo. Tenha vassoura, rodo e pano de chão sempre por perto. Varra qualquer coisa que cair no chão e se derramar algum líquido uso o rodo e o pano de chão.
Mensalmente faça uma limpeza geral, além de limpar e varrer como de costume, lave as panelas, talheres, tigelas e enxugue-as bem, limpe o local onde guarda os mantimentos e seque-o, deixe arejar por algum tempo se for um armário fechado. Aproveite o dia da faxina para limpar mais profundamente eletrodomésticos, como torradeira, batedeiras e liquidificador.
Contudo, não queira fazer tudo num único dia. Divida as tarefas durante a semana, assim você pode fazer um pouco por dia. Faça uma agenda do que vai fazer a cada dia.

1. Limpar as lixeiras da cozinha. Após levar o lixo para fora lave toda a lixeira.
2. Organize armários e prateleiras da cozinha. Jogue fora embalagens vazias e sem utilidade
3. Limpe a geladeira, fogão, microondas (já demos dicas aqui).
4. Arrume a gaveta de talheres
5. Varra muito bem o chão e passe o MOP, ou o pano de chão. Use água quente e sabão para limpar o piso da cozinha, pois facilita a retirada de algum resíduo de gordura.

FONTES: BBEL, MULHER ESPERTA, ORGANIZE SUA VIDA
Ewer, Cynthia Townley. Acabe com a Bagunça: organize sua casa, melhore a limpeza e ponha fim no caos.( tradução Marcos Maffei) – São Paulo: Publifolha, 2006.

Um comentário:

Engenheira Dietética disse...

taí uma coisa que preciso fazer, organizar minha cozinha... estah sempre bagunçada kkk

beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...