sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Conheça algumas regras básicas de como receber com perfeição

Receber é uma arte e, muitas vezes, os anfitriões têm dúvidas de como agir em determinadas ocasiões. O quê e como servir? Como elaborar o convite para uma recepção? Para facilitar um pouco este “trabalho”, e retirar dúvidas, seguem algumas regras básicas:

Como elaborar o convite?
Em ocasiões informais, o convite pode ser feito pessoalmente, por telefone, ou mesmo, por e-mail, com no mínimo, seis dias de antecedência. No caso de uma recepção mais formal, deve ser impresso. Nestas circunstâncias, o que vale é a originalidade, indo do mais simples ao mais sofisticado, devendo ser enviado com antecedência, prazo este que pode variar de vinte a trinta dias. Cabe ao anfitrião informar, no convite, o traje a ser usado.

Como receber os convidados?

O anfitrião deve ser pontual. Caso ocorra algum imprevisto que o impeça de receber os primeiros convidados, deve ser representado por um membro da família. Um dos requisitos para se receber com sucesso é agir com naturalidade, segurança e desenvoltura, proporcionando aos convidados um clima de descontração e demonstrando, especialmente, a presença de todos indistintamente. Não se deve aguardar a chegada do último convidado para começar a servir os aperitivos.

O que servir antes da refeição principal?

Devem ser servidos salgadinhos, canapés, além de coquetéis e aperitivos.
Como arrumar a mesa? Para uma reunião formal, a mesa poderá ser ornamentada com uma bela toalha e um arranjo de flores, sendo composta por sousplat, pratos, talheres, guardanapos combinando com a toalha e copos para água, vinho tinto e branco. Para a organização dos pratos, temos primeiro o sousplat e, logo acima, o prato, com o guardanapo a sua esquerda. Do lado direito ficarão a colher, em caso de haver consumê, ou a faca para a entrada, a faca para peixe ou a faca para carne ou ave. Do lado esquerdo, deverão estar o garfo para a entrada, um outro para peixe ou para carne. Acima dos garfos ficarão pratinhos para pão e sobre ele uma faca para manteiga. Acima dos pratos ficarão a faca, o garfo e a colher para sobremesa. Do lado direito, acima das facas, ficarão um copo para água, um para vinho tinto e outro para vinho branco. Caso seja servido champanha, sua taça poderá ocupar duas posições, dependendo da freqüência em que a bebida será consumida. Se este for servido somente uma vez ao longo do jantar, a taça deverá ficar à esquerda do copo para água, isto é, no lado oposto ao dos vinhos. Porém, se resolver servi-lo por todo o jantar, a taça deverá ficar à direita do copo para água.

O que servir em um almoço informal?

O cardápio deve ser organizado de modo a simplificar o serviço. Mas, ainda assim, deve-se servir, pelo menos, dois pratos principais, por exemplo uma espécie de carne e outra de peixe, buscando atender às preferências dos convidados.
Como os anfitriões devem agir durante um almoço ou jantar à francesa? Não devem levantar-se durante a refeição, nem mesmo sentar-se depois dos convidados; a refeição só deve ser iniciada quando todos os convidados estiverem à mesa; não devem levantar-se até que todos os convidados tenham terminado sua refeição; devem tratar sobre assuntos agradáveis, dirigindo-se a convidados próximos, sem deixar de conversar com os demais; devem supervisionar o serviço.

Quando usar o jogo americano?

O jogo americano pode ser usado em almoços, jantares e lanches; contudo, somente em ocasiões informais.

Quando servir à americana e como proceder?

A refeição servida à americana é ideal para uma grande recepção com muitos convidados, pois deixa todos à vontade. Na arrumação da mesa, os pratos, talheres e guardanapos devem estar expostos no lado direito da mesa; um arranjo de flores ou frutas no centro; e as travessas no lado esquerdo. Bebidas e copos devem ficar em outra mesa. A preferência é dada para opções fáceis de serem consumidas, como saladas, risotos e strogonoff.

Como combinar bebida e comida?

Para realizar essa combinação com sucesso, basta observar algumas sugestões: peixe e carnes brancas devem ser servidas com vinho branco; carne vermelha, com vinho tinto; a sobremesa pode vir acompanhada de champagne; licores e conhaques podem ser servidos após a sobremesa; enquanto que o whisky acompanha os aperitivos.

Como servir o cafezinho?

O cafezinho deve ser servido após a refeição principal, em uma bandeja composta por xícaras, açucareiro e adoçante, com ou sem bule, visto que pode ser servido apenas o café diretamente nas xícaras. Atenção: não se deve colocar açúcar ou adoçante no cafezinho ao ser servido.

Quando optar por um cocktail, como realizá-lo?

O cocktail é perfeito para uma comemoração entre amigos. A depender do tipo de cocktail, o horário de início pode variar entre 19 e 21 horas. Possui duração relativamente curta. O anfitrião deve oferecer desde de canapés, pequenos sanduíches, salgadinhos e torradas a buffets. Para beber, whisky, champagne, vinho branco, água e refrigerante. Os garçons devem estar bem uniformizados.No caso de uma reunião mais simples, pode-se optar por servir apenas vinho branco, água, refrigerante e salgadinhos.

E para reunir as amigas para um Chá?

Chá é uma forma de reunir um pequeno número de convidados. É geralmente servido por volta das 17 horas. A mesa deve ser arrumara com uma toalha fina de linho bordado, com guardanapos combinando. Se desejar uma reunião mais elaborada, pode utilizar três mesas bem ornamentadas, uma para colocar os frios, patês, torradas, pães, sanduíches; outra para os doces, bolinhos, biscoitos; e a terceira para servir chá, sucos, chocolate quente e frio, água de coco, onde também estarão disponibilizados xícaras, pratinhos, copos e guardanapos.

Como organizar uma festa infantil?

A festinha é geralmente realizada no playground do edifício, em um buffet ou mesmo em casa. O importante é decorar o ambiente com balões, distribuindo brindes e doces para as crianças convidadas, sem esquecer da animação da festa, que pode ser com animadores contratados como palhaços e mágicos, ou seja, tudo aquilo que faz parte do universo infantil. Nunca esqueça de considerar a idade das crianças.

Fontes de Pesquisa: Matarazzo, Claudia - Etiqueta sem frescura - Ed. Melhoramentos - 13ª Edição.Calderado, Martha - Etiqueta e Boas Maneiras - Ed. Nova Fronteira - 12ª Edição.CASTRO, Helena Garcia de; 1000 perguntas - Relações Humanas e Etiqueta; 1a edição, Ed. Forense Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 1991.

Um comentário:

croche da Anjinha disse...

Ola amiga tudo bem? estou pasando para ver as novidades e te desejar uma boa semana,beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...