quinta-feira, 27 de março de 2008

RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA










Por que reciclar?


Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Isto é equivalente à quantidade que uma pessoa consome em aproximadamente 14 anos de vida. Além disso, essa contaminação encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. O acumulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes.
Como reciclar?
Neste contexto, já é possível identificar algumas iniciativas para reciclagem de óleo comestível usado no Brasil, como é o caso da ONG Ação Triângulo, de Santo André, São Paulo, onde é realizado um trabalho de conscientização ambiental e reciclagem por meio da campanha “Limpe sua Casa, Recicle Óleo de Cozinha” feita porta a porta por agentes ambientais treinados na própria instituição. Neste caso, o óleo vai para uma usina, montada na própria sede da Ação Triângulo e lá, por meio de um trabalho de inclusão social, jovens de comunidades de baixa renda transformam o óleo vegetal usado em sabão e sabonete.
Ainda procurando minimizar o impacto do descarte de óleo comestível usado no meio ambiente existem, atualmente, programas que apóiam a reciclagem deste óleo para a sua transformação em biodiesel. A fim de se evitar a contaminação do Meio Ambiente e gerar trabalho e energia, surgiram as Estações de Reciclagem que coletam o óleo de cozinha usado. O programa "Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever", por exemplo, a partir do dia 1º de junho, começou a receber óleo de cozinha para reciclagem.
O óleo deve ser guardado pelos consumidores em garrafas pet, e os clientes receberão a orientação sobre o passo a passo do armazenamento do resíduo em material específico, amplamente divulgado nas lojas participantes. Entre as indicações estão: aguardar o esfriamento do óleo e armazená-lo em uma garrafa plástica de 2 litros e, se possível, transparente. Tampar bem e depositá-la no coletor marrom indicado para essa finalidade.
Diferentemente de outros processos de reciclagem de óleo que transformam o material em detergente (sabão ou sabonete), neste caso o óleo é encaminhado às cooperativas recicladoras de lixo cumprindo também uma função social, com geração de trabalho e renda. Das cooperativas, o material segue para uma empresa especializada e credenciada para ser transformado em biocombustível (biodiesel). Com isso, além de conduzir o óleo vegetal de volta ao sistema produtivo, a ação evita a extração de combustíveis fosseis, não renováveis.O Governo Federal objetiva, com o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), a produção e uso deste combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais. Esse combustível renovável permite a economia com a importação de petróleo e óleo diesel e reduz a poluição ambiental, além de gerar alternativas de empregos e, assim, promover a inclusão social.
Participe você também! Para reciclagem do óleo, armazene-o, após frio, em uma garrafa plástica de 2 litros e, se possível, transparente. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor indicado para essa finalidade.


Fonte:
RGNUTRI


PESQUISE SE NA SUA CIDADE A ALGUM GRUPO DE RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA. NÃO CUSTA NADA E O MEIO AMBIENTE AGRADECE

quarta-feira, 26 de março de 2008

Chocolate deve ser mantido fora da geladeira, em local fresco e seco


Passada a Páscoa, neste domingo, sempre vai restar algo. Pode ser apenas o peso na consciência de quem exagerou no consumo de chocolates. Mas, se os restos incluírem também sobras de ovos ou tabletes, inteiros ou em pedaços, é bom tomar alguns cuidados na hora de guardá-los.
A recomendação dos especialistas em chocolate é não colocá-los na geladeira. "A umidade e as variações de temperatura afetam a textura e o sabor", diz Paula de Lima Azevedo, proprietária da Sweet Brazil.
Ovos de Páscoa tem de ser embrulhado em papel-alumínio antes de ser guardado
Na geladeira, o chocolate absorve o cheiro de outros produtos que estão no local. Para não correr o risco de comer chocolate com gosto de cebola, Azevedo recomenda embrulhá-lo em papel-alumínio e colocá-lo no armário, dentro de um recipiente com tampa.
Se o produto amoleceu, deixe-o em local bem fresco para que recupere a consistência. Em último caso, como em um dia muito quente, uma exceção pode ser aberta à geladeira: "Desde que o chocolate fique só por uns cinco minutos e longe de alimentos com cheiro forte", diz Azevedo.
Bem fechado, longe da luz e do calor, o chocolate pode ser mantido dentro de um armário por um bom tempo. "O importante é ver a data de validade na embalagem", lembra a dona da Sweet Brazil.
Em geral, chocolates artesanais duram menos tempo do que os industrializados. Os ovos recheados também têm um prazo de validade menor do que os sem recheio.
FONTE: EQUILÍBRIO da Folha de S.Paulo 20/03/2008

terça-feira, 25 de março de 2008

quarta-feira, 19 de março de 2008

TOALHA DE CROCHÊ



Para quem curte crochê, a receita de uma linda toalha.
Mãos a obra e sua sala vai ficar muito mais charmosa.







terça-feira, 4 de março de 2008

PONDO O CORPO EM ORDEM



Meu objetivo era por a casa em ordem, mas depois de uma crise na região cervical provocada por músculos atrofiados. Descobri que, antes de tudo, preciso colocar o corpo em ordem. Depois de uma semana de fisioterapia e remédios para dor, iniciei ontem meu plano para um corpo melhor: aulas de Pilates.

O primeiro encontro com o Pilates foi um pouco desastroso, mas nada que me leve a desistir. Descobri que estou um pouco enferrujada, que tenho dificuldade com alguns movimento e devo demorar até entrar no ritmo, mas com persistência consigo.

A professora, um doce, teve a maior paciência para me orientar a manter a coluna alinhada e praticar os exercícios corretamente. Vamos lá, dei o primeiro passo. Agora é seguir em frente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...