quarta-feira, 26 de março de 2008

Chocolate deve ser mantido fora da geladeira, em local fresco e seco


Passada a Páscoa, neste domingo, sempre vai restar algo. Pode ser apenas o peso na consciência de quem exagerou no consumo de chocolates. Mas, se os restos incluírem também sobras de ovos ou tabletes, inteiros ou em pedaços, é bom tomar alguns cuidados na hora de guardá-los.
A recomendação dos especialistas em chocolate é não colocá-los na geladeira. "A umidade e as variações de temperatura afetam a textura e o sabor", diz Paula de Lima Azevedo, proprietária da Sweet Brazil.
Ovos de Páscoa tem de ser embrulhado em papel-alumínio antes de ser guardado
Na geladeira, o chocolate absorve o cheiro de outros produtos que estão no local. Para não correr o risco de comer chocolate com gosto de cebola, Azevedo recomenda embrulhá-lo em papel-alumínio e colocá-lo no armário, dentro de um recipiente com tampa.
Se o produto amoleceu, deixe-o em local bem fresco para que recupere a consistência. Em último caso, como em um dia muito quente, uma exceção pode ser aberta à geladeira: "Desde que o chocolate fique só por uns cinco minutos e longe de alimentos com cheiro forte", diz Azevedo.
Bem fechado, longe da luz e do calor, o chocolate pode ser mantido dentro de um armário por um bom tempo. "O importante é ver a data de validade na embalagem", lembra a dona da Sweet Brazil.
Em geral, chocolates artesanais duram menos tempo do que os industrializados. Os ovos recheados também têm um prazo de validade menor do que os sem recheio.
FONTE: EQUILÍBRIO da Folha de S.Paulo 20/03/2008

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...